Relação dos Trabalhos Aprovados

COMUNICADO

Comunicamos aos participantes que tiveram trabalhos aprovados no I Seminário Potiguar Sobre Inclusão e Diversidade e ainda não se inscreveram no referido evento, que o prazo limite para efetuar a inscrição e pagamento é até o dia 07/11/2011. Caso a inscrição e pagamento não sejam realizados dentro deste prazo o trabalho será automaticamente desconsiderado.

GT 1 = DIREITOS, POLITICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO
PROPONENTE
TITULO
Cinthia Simão de Souza
INCLUSÃO SOCIOESPACIAL: UM ESTUDO SOBRE A ACESSIBILIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM MOSSORÓ-RN
Aldenise da Silva
Cintia Eliziária da Silva
Maria Marcia de Paiva
Sylmara Alves de Freitas
Silvania Lucia de Araújo Silva
O QUE É “DIREITO” NA SALA DE AULA? UMA DISCUSSÃO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ESPAÇO ESCOLAR

Línea Maria Nunes de Souza
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO TRATAMENTO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES NAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS.
Francisco Varder Braga Júnior
O PAPEL DO FONOAUDIÓLOGO NA EDUCAÇÃO QUE INCLUI

Michael Magnos Chaves de Oliveira
REFLEXÕES SOBRE O DIREITO À ACESSIBILIDADE


Glênia Rouse da Costa
Priscila Kaline Lima do N. Costa
INCLUSÃO SOCIAL E DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: ACESSIBILIDADE EM DEBATE
Iago Henrique Fernandes de Souza Moura
Kalinny Liegi Oliveira Santos
A IMPORTÂNCIA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA NA RESSOCIALIZAÇÃO DO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL
Maria da Assunção Gomes Bezerra

A PREVISÃO LEGAL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL DA PESSOA COM SURDEZ E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Sara Cristina dos Santos Freires
Vanessa de Oliveira Carvalho
A EXPERIÊNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: O CASO DO CENTRO ESTADUAL DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES E DE ATENDIMENTO AO SURDO – CAS DE MOSSORÓ – RN.
Michelly Mayra Palmeira Cordeiro


ASPECTOS LEGAIS E TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Débora Ruti de Paiva Mota
Raimunda Cheila de Aguiar Soares

TRABALHO INFANTIL: NEGAÇÃO DE DIREITO 
Ana Lucia Cunha Bezerra 
Samantha Alexsandra de Arruda Câmara Araújo  
Rinácio Braga S. de Medeiros Cruz
Ana Gabriela de Souza Seal
ACESSIBILIDADE: ANÁLISE DA ESTRUTURA FÍSICA
DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ANGICOS/RN
Victor Breno de Lima
O ATIVISMO JUDICIAL NA CONSOLIDAÇÃO DO DIREITO A SAÚDE PÚBLICA
Elizabeth Cristina Nascimento Branch
Maria Lucia Fernandes Barroso
A POLÍTICA DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL – UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA PARA O ESPAÇO DE ACOLHIMENTO: “CASA AMIGA DA CRIANÇA” POR MEIO DA VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PA


GT 2= INCLUSÃO E ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO SECULO XXI
PROPONENTE
TITULO
Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro
Mifra Angélica Chaves da Costa
Shirleyannne Santos Aquino
INCLUSÃO, SURDEZ E ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA SOBRE A (AUTO) BIOGRÁFIA DOS DISCENTES SURDOS DA UERN

Elizabeth Cristina Nascimento Branch
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: “TERRENO DE ENCONTROS” NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA-CAMPUS TUCURUÍ
Gerlandia Joca de Castro
Maria de Fátima Lopes de Medeiros

O UNIVERSO HISTÓRICO E DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.
Merielly Pereira Carneiro
Mirian Vital de Morais
A INCLUSÃO DAS ESTAGIÁRIAS DO CURSO DE PEDAGOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA, O ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

Francisco Varder Braga Junior
Janini Aparecida Dias Nunes
Kézia Viana Gonçalves
Maria de Lourdes Fernandes de Medeiros
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA (NEIN): UMA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM TRABALHO INCLUSIVO NA UNIVERSIDADE



Maria do Perpétuo Rocha Souza Severino
Marcia da Silva Pereira Castro
Ana Clara de Oliveira Bezerra
DESAFIOS À INCLUSÃO DOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES.

Mifra Angélica Chaves da Costa
SINAIS, MOVIMENTOS E EXPRESSÕES QUE NOS ENSINAM: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTUDAR COM UM ALUNO SURDO EM UMA SALA DE AULA DO ENSINO SUPERIOR
Sonia Alves Bezerra Lins
O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS – NEE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERN


GT 3 = INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO, APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E TECNOLOGIA ASSISTIVA
PROPONENTE
TITULO
Antonia Cristina da Silva
Carlione Batista de Albuquerque
AS PERSPECTIVAS DA ESCOLA COM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Francisca Alcineide Lopes
Marcia Betania de Oliveira
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O CADV/MOSSORÓ E A FE/UERN COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE -
Janilson Xavier de Mesquita
Francisco de Assis Morais
Emanuel Pereira Braz
O PROFESSOR COM DEFICIÊNCIA NA REDE REGULAR DE ENSINO: HUMANIZAÇÃO DA PESSOA EM UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA.

Valmaria Lemos da Costa Santos
Aline Camara de Amorim
Islanúbia de Oliveira Miranda
Viviane Carlos Pereira
Silvânia Lúcia de Araújo Silva

ALGUMAS NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TECNOLOGIA  ASSISTIVA.
Carlene da Penha Santos
Célia Rodrigues de Santana
Etiene Maria de Souza Silva
Margaria Maria Cunha F. da Costa
Rosane Ribeiro de Lira
Valéria Do Nascimento Silva

O SISTEMA BRAILLE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA ACESSIBILIDADE DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR -

Ivone Dias Alves da Silva
Francione da Costa
Wagner Alves da Silva Queiroz
Regina Santos Yong

NOVOS ESPAÇOS, INCLUSÃO, DESAFIOS E APRENDIZADOS: UMA EXPERIÊNCIA DE PEDAGOGOS EM AMBIENTE NÃO-ESCOLAR

Jaqueline Camargo do Nascimento Gonçalves
José Flávio da Paz
Néstor Raúl González Gutiérrez
SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E CURRÍCULO ESCOLAR INCLUSIVO
Kelly Nascimento de Araújo
Marinez Merçon
INCLUSÃO SOCIAL AO DEFICIENTE VISUAL: MODO DE SE FAZER JUSTIÇA E PROMOVER A CIDADANIA
Maria de Lourdes Fernandes de Medeiros
Selma Andrade de Paula Bedaque
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL
Josiane Carla Medeiros de Sousa


PRODUÇÃO SOCIAL DO ATRASO E EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE


Michael Magnos Chaves de Oliveira
Sara Cristina dos Santos Freires
Vanessa de Oliveira Carvalho
QUAL O SENTIDO DA ESCRITA DO SURDO?
REFLEXÕES SOBRE O BILINGUISMO E OS DISPOSITIVOS LEGAIS

Sheila Maria Cândida dos Santos
LEDOR: UM MEDIADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UERN
Vanessa do Nascimento Melo.
Maria Suênia Souza Silva
Débora Juliana Ramos dos Santos

INCLUSÃO SOCIAL: FACES REAIS DAS HABILIDADES ESPECÍFICAS PARA OS DEFICIENTES NO BRASIL.
Adriana Rosicléia Ferreira Castro
Danieli de Oliveira Souza
Eleni de Andrade Leite
Antonia Soraya P. de Oliveira França
UM ESTUDO SOBRE O TRABALHO SÓCIO-EDUCATIVO DESENVOLVIDO PELA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE)


GT 4 = DIVERSIDADE ÉTNICO/RACIAL, CULTURAL, SEXUAL E DE GÊNERO
PROPONENTE
TITULO
Danielle Pinto Cesário
DIREITO DOS TRANSEXUAIS À MUDANÇA DE SEXO FISIOLÓGICO SOB O ENFOQUE JURÍDICO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
Disneylândia Maria Ribeiro
Míria Helen Ferreira de Souza
O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES SEXUAIS E DE GÊNERO
João Paulo Pereira
Milene Rejane Pereira
Marcos Paulo de Azevedo
Sonally Albino da Silva Bezerra
Priscila Kaline Lima do Nascimento Costa

O BULLYING HOMOFÓBICO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO CONTEXTO SOCIAL
Lays Regina Batista de Macena Martins dos Santos
Silvia Karla Batista de Macena Martins dos Santos
APLICABILIDADE DA LEI 10.639/03: UM OLHAR SOBRE DUAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA.

Maria Cleonice de Soares
Kátia Daiana de Avelino Azevedo
PRECONCEITO RACIAL: UMA REFLEXÃO SOBRE A DIVERSIDADE

Maria da Conceição Pereira Bugarin
Helen Santos
Dinael Lopes Farias
A PRÁTICA PEDAGÓGICA CURRICULAR E A DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR



GT 5 = CLASSES SOCIAIS, MOVIMENTOS SOCIAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE DIREITOS NA CONTEMPORANEIDADE
PROPONENTE
TITULO
Benômia Maria Rebouças
Danusa Regina Filgueira Bezerra
Louise de Melo Morais Vale
Michelle Monaliza de Brito Costa
Rafaella Nogueira da Rocha
O DIREITO À INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS: DOS TRATADOS INTERNACIONAIS À EFETIVIDADE EM MOSSORÓ/RN